Thursday, August 20, 2015

Terra Incognita

Faz algumas semanas desde minha última postagem e entretanto finalizou-se a fase de reforma, da infra-estrutura do comércio e iniciou-se a fase de desenvolvimento e marketing. Ainda temos alguns desafios com a infra-estrutura como a falta de serviço de internet adequada tenho que organizar ainda a aquisição de novos equipamentos. Porém, todos estes processos estão a caminho.
No momento, a loja depende da possibilidade da chegada de clientes e nesse mercado fraquíssimo, o volume de clientes é muito baixo.  Por isso, temos que cuidar dos clientes existentes e vender mais para eles. Ao mesmo tempo, temos que encontrar muitos novos. Nosso objetivo é triplicar o nível de renda dentro de seis meses. Se não atingirmos este objetivo, a empresa não sobreviverá.
Por isso tenho uma estratégia de marketing com dois pilares principais. Em primeiro lugar, o plano foca na manutenção dos clientes que já temos. Em segundo, temos que atrair e manter muitos novos clientes. Os dois objetivos compartilham várias estratégias.
Por exemplo, é necessário ter as capacidades adequadas na área de recursos humanos e a infra-estrutura.  Por isso, contratei uma terceira pessoa na loja para agilizar o nível de atendimento e a velocidade da produção de obras gráficas.  Mais, organizei uma programa de treinamento, reorganizei a loja, reformei todos os equipamentos existentes e adquiri outros, incluindo, por exemplo, uma nova máquina de cópia a cores e uma máquina de plotagem.  Investi num sistema de software para rastrear e gerenciar as relações com nossos clientes e, finalmente, comprei uma variedade de brindes e introduzi várias ofertas para agradecer nossos clientes fiéis e fortalecer nossas relações com eles. 
O outro pilar da estratégia trata com a aquisição de novos clientes e, o desafio grande aqui, foi nossa falta de conhecimento sobre o mercado. Não sabíamos quem eram nossos clientes ideais, os setores que usariam mais nossos serviços, nem se nós oferecíamos serviços apropriados.  A primeira etapa, então, foi a compra de uma lista de 5 000 nomes de empresas em Curitiba e a contratação de um funcionário, e o trabalho deste foi estabelecer contato com clientes prospectivos, promover nossos serviços, e tentar agendar reuniões com eles para mim. 
Eu associei a empresa com a Câmara Americana de Comércio (Amcham) que oferece vários serviços e recursos aos seus sócios, incluindo uma plataforma excelente para networking com outras pequenas e médias empresas.  Até hoje, encontrei várias oportunidades e estabeleci algumas relações excelentes por causa de nossa participação naquela organização. No dia 27 de agosto, por exemplo,vamos participar em nosso primeiro evento, o Networking Night da Amcham, que é um dos maiores eventos de Curitiba focado no setor de pequenas e médias empresas.  Vai ter mais que 1 100 participantes e, por isso, vai ser uma grande oportunidade para nós. Estamos usando o evento, também, para aprender como participar em eventos desse tipo, porque planejo participar em várias outros no futuro.

Apesar de tudo isso, há pouco acontecendo no dia a dia mas minha vida ainda não está simples ou confortável.  A loja está bem organizada e o nível de atendimento é bem melhor do que antes. Não é mais necessário passar horas pesquisando novos equipamentos, reorganizando processos ou observando os funcionários para melhorar o nível de atendimento.  Mesmo assim, estou muito mais desconfortável e inseguro do que antes porque o sucesso ou a falha da empresa vai depender nos esforços de hoje e não há nenhuma garantia de que minhas estratégias são apropriadas. Vou só ter que ter paciência e aguardar ver o que acontecerá.  Não sou o tipo de pessoa que fica confortável com tanta incerteza.