Felizmente meu contador é competente e paciente, e fica contente em repetir o mesmo conselho repetidamente. Apesar disso, decidi que este fim de mês descascaria o abacaxi e teria uma melhor compreensão da contabilidade. Obviamente é importante para o futuro da empresa porque a falta de entendimento financeiro é a primeira razão para a falência de comércios. Tive que trabalhar com isso todo o fim de semana, mas na segunda-feira de manhã, consegui ligar para meu contador para agendar uma reunião para aquela tarde. Tudo era quase perfeito, mas tive que refazer algumas partes depois da reunião. Agora, meu sistema de contabilidade está mais ou menos em ordem e tenho mais conhecimento do que está acontecendo nesta área crítica da empresa.
Reformamos a loja mais uma vez no último fim de semana para preparar a chegada da nova balconista. Expliquei as razões para esta nova contratação na última postagem porém ainda sinto que é um luxo ter três pessoas na loja. Naturalmente, as duas designers estão felizes porque elas podem trabalhar agora com menos interrupções. Tenho que dizer também que a nova funcionária é muita prestativa e entusiasta e que oferecemos agora um alto padrão de atendimento aos clientes. Mesmo assim, o nível de renda vai ter que subir muito para cobrar os custos extras.
Na segunda-feira eu me encontrei com uma arquiteta para explorar a possibilidade de instalar um co-working em nosso subsolo enorme. Este projeto envolveria a renovação da loja porque a construtora teria que passar por lá. Seria necessário também instalar uma escada novo e um outro banheiro no térreo. A reforma da loja não é completamente necessário no momento, mas vai ter que ser feito logo por causa da idade da loja e a condição dos móveis. Uma reforma permitiria uma grande reorganização e a agilização dos processos de trabalho também. A primeira etapa vai ser ter conhecimento do custo deste projeto. Depois, posso decidir se o custo-beneficio valerá o preço.
Felizmente há luz no fim do túnel. Ontem dois clientes chegaram, um com um pacote de documentos para enviar para a Índia e o outro, um cliente com uma caixa de bens a ser enviada para a Alemanha. Estes dois envios dobrou nossa renda daquela dia e percebi que, para atingir nossos objetivos, só temos que atrair mais dois ou três clientes por dia com remessas internacionais. Numa cidade de 3 milhões este objetivo tem que ser realizável.
Depois de escrever a parte acima, recebi informações do meu contador sobre os impostos federais e municipais que tenho que pagar para o mês do julho e levei um susto. A renda para o mês de junho foi R$28 300,00. Os impostos sobre esta renda somam quase R$7 000,00 ou quase 24%!!! Inacreditável. Não me surpreende que empreendedores brasileiros tentem evitar pagar impostos. Um desafio para mim é que a maioria das gráficas concorrentes operem sob um regime tributário diferente no qual é mais fácil evitar pagar impostos. Nunca percebi que o regime tributário podia ser tão diferente para os diversos tipos de empresa - UMA CONSIDERAÇAO IMPORTANTE PARA OUTROS NOVOS EMPRESARIOS ESTRANGEIROS!!!
Este semana incluí algumas fotos mostrando o interior e exterior da loja. Nas próximas semanas vou incluir outras mostrando os vários melhoramentos.
No comments:
Post a Comment